5 coisas que você precisa saber sobre depressão
- Érica Tomazi
- 1 de set. de 2020
- 2 min de leitura

1 - Depressão é uma DOENÇA real. Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É essencial identificar sintomas e procurar ajuda médica.
Entre as causas possíveis temos uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais. Pesquisas indicam que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.
2 - Qualquer pessoa, em qualquer idade pode ter. Fatores de risco que podem desencadear este transtorno: histórico pessoal ou familiar de depressão; mudanças importantes na vida, trauma ou stress; doenças físicas e medicamentos.
3 - Depressão TEM sim tratamento; Quanto mais cedo o tratamento começar, mais eficaz ele é! A base do tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Além disso pode-se complementar com a manutenção da própria espiritualidade, caso a pessoa tenha uma crença.
4 - Tristeza transitória x Depressão Outra coisa super importante é saber distinguir a tristeza patológica daquela transitória, que é provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, afinal a vida é feita de altos e baixos e é isso que nos faz crescer e evoluir.
Diante das adversidades, as pessoas sem a doença sofrem, ficam tristes, mas encontram uma forma de superá-las. Nos quadros de depressão, a tristeza não dá trégua, mesmo que não haja uma causa aparente. A pessoa permanece deprimida praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos. O interesse pelas atividades desaparece, coisas que antes davam satisfação e prazer agora já não chamam mais a atenção. E a pessoa não tem perspectiva de que algo possa ser feito para que seu humor melhore.
5 - Não existe receita de bolo.
Não existem duas pessoas afetadas da mesma forma por depressão e não existe uma “receita de bolo” para o tratamento. Pode ser preciso testar tratamentos diferentes para encontrar o que funcione melhor pra cada pessoa.
コメント